sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Um pouco de cara de pau

A tarefa era simples, seguir o briefing e fazer um folder anunciando a inauguração do Restaurante Veneza. O pequeno problema foi: que briefing? Algumas palavras soltas que eu acabei anotando em uma folha de papel? Hum... não era um bom briefing, até que não foi uma má idéia perdê-lo e resolver inventar tudo. A dificuldade seria conseguir explicar essa invenção total e conseguir convencer a professora.

Primeiro: como já não estava seguindo o briefing, eu não poderia fazer qualquer coisa, então de certa forma sentia-me na obrigação de fazer alguma coisa boa, para ajudar no convencimento mesmo.

Segundo: Não tinha muito tempo, na verdade tinha uma noite para fazer essa tarefa. Estava passando por vários sites quando achei esse rostinho feminino (da marca) e resolvi transformá-lo na marca do restaurante (era fofinho, iria ajudar a convencer).

Vamos lá, vetoriza imagem, amplia sem distorcer, invento o corpinho da boneca, aproveito e invento também o guarda-chuva, o vento, os prédios, o texto, jogo o rostinho no canto como marca junto com um gaurda-chuvinha e pronto!

Ok, a frase está casada com a imagem, já fiz uma revisão na parte gráfica corrigindo alguns erros, mas... o que isso tem a ver com "Restaurante Veneza"? Aliás o que é o Restaurante Veneza? Ai, ai, ai... tarde demais para mudar, no dia seguinte eu acordaria e pensaria em alguma coisa para tentar vender minha idéia.

É a hora, aliás, passou da hora, cheguei atrasado, todos os outros já foram avaliados, terei que enfrentar o julgamento do meu "folder". Certo, vejamos...

- Hum... Veneza... guarda-chuva? Lembra mais aqueles barquinhos, não?

- Claro, claro, mas isso era muito óbvio para a transnacional empresa de restaurantes Veneza. Os
Restaurantes Veneza chegam suavemente em vários lugares do mundo através de seus guarda-chuvas, levados sempre por bons ventos para os melhores lugares.

- Hum... e onde estão as informações do lançamento, as datas e tudo mais?

- Bom, eu falei com meu cliente e como havia verba disponível achamos conveniente criar uma peça para mexer com a curiosidade das pessoas, algo sem maiores dados, apenas para deixar as pessoas curiosas e já ir deixando a marca na cabeça das pessoas.

- Sim, a marca... ela está muito pequenininha... você tem que dar maior destaque a marca, ela quase nem aparece!

- Achei que ia ficar muito agressivo, há toda uma harmonia de suavidade na peça gráfica, além de um toque de mistério, então julguei melhor construir a imagem da peça com os elementos da marca, para assim reforçá-la de uma maneira mais suave. Quem não irá lembrar-se dessa bonequinha?

- Hum..hum... ainda acho que a marca deveria ser maior, mas realmente os elementos dela na imagem ficaram bons, mas eu ainda sou defensora da marca grande, com destaque mesmo!

- É talvez ela ficasse boa com um espaço maior, um pouco mais de espaço em volta. Talvez os dados pudessem ir atrás e transformaria a peça em um postal.

- Hummm... ok, ok, vou pensar nessa idéia. Ah, tá ok, tá aprovada a idéia, mas a marca pode ser maior viu!

Ok, ok, digo eu, adoro respostas positivas assim. Primeira peça gráfica da aula de programação visual, com o pecado de mandar um briefing para o espaço e reinventar tudo... acho que troquei o quesito criatividade por cara-de-pau...

Pensando bem qual é a diferença entre esses dois?

5 comentários:

Camila Queiroz disse...

johnn!! adorei o folder! mt bom! :)

Camila Queiroz disse...

johnn!! adorei o folder! mt bom! :)

Anônimo disse...

joaozinho! q saudade!

ficou lindo seu trabalho! adorei a garotinha com o guarda-chuva.


kisses

Unknown disse...

Jaum, mt bom o folder.
Gostei da fuga do óbvio qnd s pensa em Veneza e ficaram bem harmoniosas as ilustrações.

Abraço!

Paula Amor disse...

o folder sem dúvidas está bom!
mas as suas repostas foram o melhor de tudo.. hahaha
só vc viu john?!
;)